sexta-feira, 22 de julho de 2011

Fome de Sardinha


Werner Salles Bagett autor e diretor da média metragem História Brasileira da Infâmia, com duração de 55 minutos, propõe duas versões sobre a morte do primeiro bispo do Brasil. Segundo a História Brasileira, D. Pedro Fernandes Sardinha e outros 90 integrantes da sua comitiva, teriam sido devorados por índios Caetés em um ritual antropofágico, após ter naufragado no litoral alagoano.

No entanto, o documentário sugere conflitos entre as opiniões de historiadores, antropólogos, padres e populares. Alguns concordam com a “versão oficial” e outros desmistificam, acreditando que a causa da morte do bispo, foi um grande interesse político e econômico entre o governo e o clero da igreja.

 Alguns especialistas especularam que, nesse momento histórico, os índios eram vistos como “animais”, isso acontecia, por não terem uma cultura no qual a igreja sugeria na época, por esse motivo, até hoje são acusados de terem assassinado Fernandes Sardinha.

Em uma das cenas, são apresentadas as conseqüências sociais que foram causadas por essa história. Entre as imagens exibidas, mostra o MST (Movimento Sem Terra), considerado uma das vítimas dos tempos coloniais que, por conta das tomadas de terras, são conhecidos nos dias atuais como os sem terra. Então, vale apena assistir e questionar os argumentos propostos nesse vídeo, pois, o homem que não conhece a sua história está condenado a repeti- lá para sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário